Nadis são canais sutis através dos quais a energia Prana / força vital flui de um chakra para outro e circula por toda a área do corpo físico e do corpo sutil. Os nadis que formam uma rede de energia em turbilhão na aura se intercomunicam com o corpo físico através dos chakras.
Quando os nadis ficam congestionados com energia estagnada, isso cria um distúrbio no corpo físico na forma de dor, doença, etc.
Rede Nadi no corpo físico e sutil De acordo com textos indianos antigos, existem cerca de 72.000 nadis no corpo, dos quais três são os principais nadis.
- Energia ou corpo etérico
- Corpo astral ou emocional
- Corpo Mental
Símbolo grego mostrando Ida-Pingala – Sushumna Nadis
Ida e Pingala estão situados em cada lado da coluna vertebral, Ida à esquerda e Pingala à direita. O Nadi Sushumna está centralmente localizado e viaja ao longo do canal medular. A ida e pingala nadis também viajam para cima ao longo da coluna vertebral, mas se cruzam entre si e com o sushumna a caminho, conforme a Medicina Tradicional Indiana e várias outras filosofias. (abordagem da serpente enrolada) enquanto a filosofia budista tradicional mostra que Sushumna flui ao longo da medula espinhal e o pingala e ida fluem relativamente em linhas retas paralelas ao sushumna de ambos os lados.
Nadis pode ser comparado aos meridianos usados na acupuntura chinesa, que são caminhos para o fluxo de Qi / prana.
Pingala, Ida e Sushumna na parte da frente do corpo
Pingala e Ida Nadis correspondem aproximadamente às duas partes do Sistema Nervoso Autonômico – Simpático e Parassimpático, respectivamente. O sistema nervoso autônomo (SNA) regula as funções de nossos órgãos internos, como coração, estômago e intestinos. O SNA também controla alguns dos músculos do corpo e das glândulas. Portanto, a limpeza dos nadis ativaria o sistema nervoso autônomo, melhorando a saúde geral.