A dança como ferramenta de cura…
O movimento como expressão das impressões gravadas profundamente no inconsciente…
A liberdade de sentir e permitir que o corpo fale, trazendo à tona o que precisa ser sentido e transmutado através de uma jornada dançante de autoconhecimento e cura.
Shakti representa a força feminina suprema, o poder de transformação, a Grande Mãe em movimento. É a força invocada durante as jornadas dançantes, para que tal força desperte e empodere nossa vida.
Na prática de Dança Kundalini Shakti, através de respiração e expressão corporal, numa dança livre e autêntica, a conexão com a linguagem do corpo é intensificada. As tensões musculares que o corpo carrega, além de impedirem o livre fluxo de sangue, oxigenação, movimento e energia por todo o organismo de forma harmônica, também são reflexos de padrões emocionais e mentais que somatizaram-se em manifestação corporal.
Através da dança tais conteúdos emergem da linguagem inconsciente para a consciente, permitindo que entremos em contato e curemos tais marcas do passado, possibilitando a abertura para nova vida e força criativa.
A força criativa manifestadora armazena-se no corpo humano de forma espiralada na base da coluna vertebral na região sacral recebe o nome de Kundalini, e que ativada pelo campo eletromagnético da Terra, viaja ascendentemente nutrindo, balanceando e energizando cada um dos centros de energia do corpo, os chacras, centros holográficos de armazenamento e distribuição da energia no corpo.
A prática inicia-se com a limpeza dos corpos sutis, conexão com a energia da Terra (grounding), seguida de aquecimento da musculatura, exercícios para ativação energética, seguida de dança espontânea facilitada, entoação de sons e ultra-sons que alinham os chacras, meditação e relaxamento. Em cada prática, de acordo com o chakra trabalhado, também são ativados os processos de cura através da aromaterapia com combinações de oléos essenciais especialmente desenvolvidas para a vivência.
Kundalini: despertando a Alegria de Viver e o Prazer da Vida.
Essa denominação faz alusão à Energia Cósmica que se concentra em cada Ser, e que no humano, através de sua Consciência, pode ser expandida.
Efeitos da ativação da Kundalini
Quando uma pessoa desperta a Kundalini ativa um fluxo energético, semelhante à Serpente Flamígera, que parte do chacra básico situado na base da coluna vertebral (cóccix) e sobe pela medula espinhal, fortalecendo a rotação dos Chacras (pontos energéticos) e com isso, sentidos e faculdades surgem ou se acentuam, como intuição, vidência, telepatia e outros.
Ao ativar a Kundalini se promove a acensão dessa energia simbolizada pelo símbolo do Caduceu de Mercúrio.
A ativação da Kundalini faz subir a energia ígnea, a partir do Chakra Muladhara, passando por cada um dos seis chakras que são: Swadisthana, Manipura, Anahata, Vishuddhi, Ajna e Sahasrara.
Com a passagem da Kundalini por cada Chakra, sua respectiva faculdade é ativada.
Veja cada Chakra e sua respectiva faculdade ou poder:
BÁSICO (1°) ou Múládhára – Conexão com à Terra
SACRO (2°) ou Swádhisthána – Sexualidade e Alegria
PLEXO SOLAR (3°) ou Manipura – Emoção e Poder
CARDÍACO (4°) ou Anáhata – Sentimentos
LARÍNGEO (5°) ou Vishuddha – Comunicação e Criatividade
FRONTAL (6°) ou Ájña – Intelecto e Intuição
CORONÁRIO (7°) ou Saháshara – Conexão com o Divino
Quando a Kundalini chega ao sétimo chakra, acontece a experiência de Iluminação e Autorrealização, graças à ativação da glândula pineal.
Nesse processo do despertar da Kundalini, em conjunto com a elevação do nível espiritual e a expansão da Consciência, o praticante se torna um Mestre e Iluminado.
Terapia e vivência ajudam o despertar da Kundalini
Existem formas e práticas de ativar a Kundalini mas, para alcançar um resultado de verdadeira plenitude é necessário disciplina, devoção, conexão com o Divino, amor, pureza e respeito com a energia sexual. Caso contrário, essa poderosa energia poderá ser mal empregada pelo fato de a pessoa não estar preparada para saber utilizá-la de forma sábia e consciente.
A Serpente Ígnea é ativada e alimentada através da respiração consciente, práticas com mantras e meditação. Os casais têm a oportunidade de elevar essa energia de forma mais plena, através da prática sexual.
Aliado a tudo isso, vem os cuidados dados à cada dimensão que integra o ser humano: física, vital, astral, mental e espiritual, ou seja, a pessoa precisa refinar seus sentidos e elevar seus hábitos que envolvem: alimentação, sexualidade, diversão, relacionamentos, conexão com a criação e espiritualidade.
Como despertar ou ativar a Kundalini
Algumas formas de vivenciar a elevação da Kundalini são:
1 Respiração Consciente
A respiração consciente pode ser praticada através do Yoga, da Meditação ou do pronunciamento de Sons Sagrados (Mantras).
2 Alimentação saudável e mais natural
A alimentação à base de vegetais refina a energia e promove a saúde do corpo.
3 Viver com presença e plena auto-observação
Para esse processo de expansão é fundamental a auto-observação de momento a momento, vivendo com mais Consciência e Presença.
4 Filtrar as impressões e informações que entram na mente através dos 5 sentidos
Impressões e informações densas, pesadas e violentas afetam negativamente a energia e até bloqueiam os chakras.
5 Abastecer corpo, mente e emoções com o que promove equilíbrio
Para harmonizar os chakras e melhorar a qualidade da energia, é necessário cultivar atividades, ações, pensamentos e emoções mais elevados e sutis. Para isso, é recomendável ouvir músicas relaxantes, praticar atividade física moderada, ter contato com a Natureza, respeitar os animais, estar em paz consigo, aquietar a mente, viver em um estado mais contemplativo e tratar a energia sexual como sagrada e espiritual, sem derramá-la para poder ascendê-la.
A ascensão da Kundalini: uma vida com mais força e propósito!
Quando existe essa percepção e toda essa vivência, o Sagrado se manifesta e a comunhão com Deus se revela em maior integração com a Vida, expressando mais Alegria e sentido. Mais Plenitude!